A Patologia (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral. É a especialidade médica devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças. Os patologistas são médicos especializados na arte e ciência do diagnóstico.

Trabalham em laboratórios particulares, hospitais ou universidades. O dia-a-dia do patologista é lidar com materiais de pacientes, desde a análise dos fragmentos de pele que são retirados pelo dermatologista, do exame de Papanicolaou coletado pelo ginecologista, até grandes peças cirúrgicas enviadas para investigação de cânceres. Auxiliados por uma equipe preparada, são capazes de receber, analisar o material e então emitir os laudos anatomopatológicos.

Baseados nesses laudos, os clínicos e cirurgiões que acompanham os pacientes podem decidir entre as opções de tratamento. Eventualmente, os clínicos examinam com os patologistas os detalhes técnicos específicos dos laudos e, em alguns casos, discutem opções de tratamento.

Freqüentemente, também precisamos entrar em contato com seu médico, esclarecer dúvidas e saber detalhes da doença para redigir o laudo com precisão. Os laudos anatomopatológicos são escritos em termos técnicos específicos e devem ser elaborados somente por médicos. Nós, médicos patologistas, estamos sempre a sua disposição para esclarecer alguma dúvida sobre o laudo anatomopatológico ou sobre esta especialidade médica a qual, com orgulho, pertencemos e amamos exercer.